A peça foi impressa numa posição lateral, para que os planos dos reforços fossem horizontais. O reforço em fibra de carbono foi definido na forma de reforço de contorno (“concentric fiber”), com 40 faixas (“stripes”), cada uma com 3 camadas de espessura (0,125 mm x 3) e duas voltas completas no contorno do modelo. Para além das faixas de reforço, foram definidos dois reforços “isotrópicos” (“isotropic fiber”), um na base da peça, e outro no topo, com 4 camadas de espessura. A sequência de empilhamento foi [0º/45º/90º/-45º], com duas voltas de fibra no contorno.
Pé protésico
Pé protésico
Este projeto foi realizado no âmbito de uma tese de mestrado em Engenharia Biomédica (ISEL). O modelo 3D foi aperfeiçoado e adaptado à Manufatura Aditiva a partir do modelo da aluna de Mestrado. Esta prótese foi sujeita a testes com um paciente amputado com 90 quilos de peso e superou as nossas expetativas em termos de resistência mecânica.
Material:Onyx (299 cm³) reforçado com fibra de carbono (22 cm³)Tempo de impressão:1d 17hImpressora:Markforged Mark Two (Gen 2)Partilhar